• @gardeniano

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • posts mais recentes

  • Categorias

  • Arquivos

  • Álbum do Flickr

    IMG_20150404_114341

    IMG_20150404_114347

    IMG_20150404_114349

    Mais fotos

Lei do Bicicletário (Rio)

Rio, 16 de janeiro de 2012.

Está em vigor no município do Rio de Janeiro a Lei nº 77 de 28 de abril de 2005, que regula e estabelece obrigatoriedade da construção de bicicletários em shoppings e supermercados. A lei visa não somente atender uma demanda de ciclistas (clientes e funcionários), mas também incentivar aqueles que não costumam utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Numa cidade onde o número de bicicletários construídos pela Prefeitura está longe do satisfatório, estacionar a bicicleta em um shopping ou supermercado pode ser uma solução interessante.

Apesar de antiga, a lei é bastante desconhecida e, em alguns casos, ignorada pelos estabelecimentos comerciais. Eis alguns casos:

Shopping Via Parque – Segundo a administração, eles possuem um bicicletário (no espaço destinado a motos). Contudo, não foi isso o que constatei. Aqui é um belo exemplo de administradores que não conhecem a diferença entre bicicletário e lugar onde deixam prender uma bicicleta. A grade do espaço é totalmente inadequada para usar a corrente/cadeado. Além disso, o compartilhamento do espaço com as motos e a disposição das bicicletas (por conta da falta do equipamento adequado) reduzem o número de vagas dos ciclistas. Além de enviar um email para a administração do shopping, fui ao espaço do cliente por duas vezes e nas duas ocasiões os funcionários disseram que iriam repassar o problema aos administradores. Não deram nenhum tipo de prazo e até agora não obtive nenhuma resposta.

Avenida Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca  –  espacocliente@viaparqueshopping.com.br

Shopping Rio Design Barra – Assim como o Via Parque, possuem um espaço destinado à motos onde o ciclista pode prender sua bicicleta. Não contam com o equipamento adequado. Procurei a administração do shopping e os funcionários foram bastante solícitos. Chegaram a me acompanhar até o espaço das motos onde pude explicar para eles o problema. Tiraram foto e ficaram de repassar a questão para a administração. Além disso, me pediram que eu enviassem um email com o link da lei para que pudessem ter um respaldo legal junto à administração.

Avenida das Américas, 7777 – Barra da Tijuca  –  concierge.riodesignbarra@riodesign.com.br

Center Shopping Rio – Não possui bicicletário, nem é possível prender a bicicleta no espaço das motos. O funcionário do estacionamento me orientou prender a bicicleta do lado de fora do shopping, perto da cabine da polícia (!!!!!!). Fui muito bem atendido na administração. Escrevi a carta de sugestão e me informaram que terei uma resposta num prazo de 7 dias. Ao contrário do Via Parque, a administração do Center Shopping, não só protocolou minha reclamação, como me forneceu uma cópia com assinatura de recebimento e estabeleceu um prazo para analisar o caso. Assim que obtiver a resposta, eu posto aqui.

Atualização (24/01): Por telefone, fui informado pelo SAC que a construção de um bicicletário está nos planos do Center Shopping Rio. Contudo, não forneceram um prazo para essa construção.

Avenida Geremário Dantas,  404 – Jacarepaguá  –  http://www.centershoppingrio.com.br/faleconosco/faleconosco.asp

Supermercado Assaí Freguesia  – Não possui bicicletário. Relatei o problema num bilhete, pois o gerente e o sub-gerente estavam ocupados. Sabe lá quando terei resposta disso.

Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia (JPA)  –  http://www.assaiatacadista.com.br/faleconosco.php  –  É necessário fornecer CPF para enviar mensagem a eles. Eu, hein!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Observei a ausência de bicicletários na medida que tinha que fazer alguma coisa nesses lugares.  Caso você encontre algum shopping ou supermercado que descumpre a lei, poste uma foto e email da administração nos comentários e denuncie na Secretaria Municipal de Urbanismo (http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/frmcadastro.cfm  – em assunto selecione “obras particulares”) e na sub-prefeitura do seu bairro. Telefones da ouvidoria da SMU: 22934590/29762771/29762772

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Já são quase 5 anos que visitamos diversos centros comerciais do Rio…

    http://blog.ta.org.br/2007/02/12/estacionamento-rio/

    Vale copiar o modelo de carta de um amigo de São Paulo:
    http://transporteativo.org.br/wp/2010/02/01/peca-seu-bicicletario/

    abs

    Responder
    • Valeu pela dica.
      Para alguns shoppings cheguei a mandar um email citando a lei complementar nº77. Vou reenviar o email com esse modelo, o importante é insistir; e pedir aos amigos que contribuam nessa insistência.
      Abraço

      Responder
  2. Deveríamos estender esta lei aos condomínios residenciais. De nada adianta o comércio ter um bom lugar para guardar a bicicleta se no edifício onde moramos o condomínio não se responsabiliza pelas bicicletas (embora as garagens sempre têm regras para utilização…).

    Responder
    • É interessante. Se os condomínios têm tanta preocupação com os carros, poderiam cuidar um pouco das bicicletas também. Você é do Rio?

      Responder
  3. O Shopping Tijuca diz em seu site possuir bicicletário. Todavia o SAC informa que o bicicletário encontra-se na área externa e não é de responsabilidade do Shopping. No 1746 da Prefeitura a atendente não quis registrar minha denuncia.

    Responder
    • O mesmo ocorreu comigo quando tentei denunciar a falta de bicicletários da Barra e Jacarepaguá.
      A própria Prefeitura é totalmente desinformada do que deve fazer nesse caso. Estou fazendo um “dossiê” com várias fotos para criar algo na internet com as pessoas mesmo. Começar a boicotar shoppings, mercados e queimar o filme deles na internet. Em alguns casos funciona mais do que queixa formal, vamos ver.
      De qualquer modo, te sugiro procurar a subprefeitura de onde fica o shopping, pode ser que eles saibam de algo.
      Abraço e boa sorte. depois conta como foi.

      Responder
  4. boa dica de todos e vamos sim cobrar bicicletários nos shoppings do rio…

    Responder

Pode falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: