• @gardeniano

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • posts mais recentes

  • Categorias

  • Arquivos

  • Álbum do Flickr

Como estou dirigindo? Como o Ricardo Neis

Rio, 04 de fevereiro de 2012.

Às vésperas de completar um ano do atropelamento em Poa (ocorrido em 25/02/2011), sou surpreendido com a notícia de um amigo, Arlindo, que levou uma “fina” de um motorista de ônibus enquanto pedalava para casa depois de sua primeira partida de bike polo. Contudo, o que me surpreende não é a “fina” em si (que fere o artigo 201 do CTB). Infelizmente, elas são frequentes – toda semana eu passo por esse tipo de situação. O que surpreende é o que o motorista fala sobre sua própria atitude.

B.O. feito pelo amigo Arlindo Pereira Jr. que levou um fino de um motorista de ônibus.

“Relata o comunicante que na madrugada do dia 03/02/2012, por volta das 02:50, estava andando de bicicleta junto com os seus amigos, pela Rua Humaitá, quando, na altura do Corpo de Bombeiros do Humaitá, um motorista, conduzindo um ônibus da linha 176, e numérica A21092, jogou o mesmo contra o comunicante, e seus amigos. Que questionado sobre o porque da atitude, o motorista, que alegou se chamar Rafael, disse ao comunicante , que seus amigos teriam sorte, pois estava trabalhando, conduzindo o ônibus, pois se estivesse no seu carro de passeio, teria jogado o comunicante e seus amigos para cima. Que em virtude de tais fatos, veio à esta UPJ, para registrar o fato.”

Difícil entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que joga um ônibus em cima de ciclistas e ainda fala uma merda daquela. Fato é que tal pessoa não pode sair por aí conduzindo nenhum tipo de veículo, mesmo bicicleta ou skate. Meu alívio é saber que a maioria dos motoristas não age assim. Se a maioria agisse dessa forma, o número de atropelamentos e mortes de ciclistas e pedestres seria bem maior.

Sobre a fiscalização das “finas”, recomendo a leitura de:
Ainda sobre a ajuda do Ministério Público no caso da aplicação do artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro – aquele que evita(ria) as “finas educativas” contra ciclistas” – Blog Na Bike

Ônibus invade ciclofaixa durante Bicicletada em Curitiba” – Blog Ir e Vir de Bike

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Daniel

     /  04/02/2012

    acho que a única saída é revidarmos, e com violência…

    Responder
    • Não sou pacifista ao extremo, mas não creio que a violência seja a única saída. Além disso, se for, estamos em grande desvantagem. Se a maioria dos motoristas resolverem nos atropelar, estamos ferrados.
      De qualquer modo, temos que dar alguma resposta a esses casos.

      Responder
      • Deviam no mínimo entregar cópia desse B.O. à empresa proprietária do ônibus, ao DETRAN e à Secretaria Municipal de Transporte e pedir a demissão desse infeliz.

    • Eu estou tentando uma outra opção que e filmar meus trajetos de bicicletas e usar caso necessário o vídeo. Comecei a usar óculos com câmera algumas semanas atrás. Ate agora vi alguns comportamentos perigosos mas ainda não vi aquele motorista tendo esse discurso guerreiro mas certamente o dia que acontecer o vídeo vai se tornar público no meu blog ou será entregue a polícia…

      Responder
      • Sim, é um bom material para ser usado como prova. Muitos acham que o ciclista é quem provoca o acidente ou coisa do tipo.

  2. É uma boa sugestão, Marcelo. Vou repassar pro Arlindo, pois além do relato deve constar o número de registro do B.O.

    Responder
  3. Aqui aconteceu pior na Bicicletada de janeiro, o motorista simplesmente INVADIU a Micro ciclofaixa feita pela prefeitura. De tão pequena e insignificante, nem respeita é pelos “profissionais” do volante. Vejam como quase aconteceu a tragédia: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike?id=1217873&tit=onibus-invade-ciclofaixa-durante-bicicletada-em-curitiba

    Responder
    • Absurdo! Foi durante o dia e com um número maior de ciclistas, né? É um mundo muito louco, o cumprimento do horário está acima da integridade ou mesmo da vida das pessoas.
      Postei o link deste artigo na parte de recomendações.

      Responder
  4. Naldinho, vc sabia que o Ricardo Neis têm licença pra matar! http://soundcloud.com/placuritiba/12-bestafera

    Responder
  1. Boliche motorizado | Vá de Bici

Pode falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: