• @gardeniano

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • posts mais recentes

  • Categorias

  • Arquivos

  • Álbum do Flickr

    IMG_20150404_114341

    IMG_20150404_114347

    IMG_20150404_114349

    Mais fotos

1º Bicicletada Zona Oeste Rio

Rio, 14 de maio de 2012.

–  apenas palavras sem muito rigor –

Na última sexta (11), ocorreu a 1º Bicicletada Zona Oeste Rio. Éramos 25 pessoas de diversas partes da cidade, zona norte, sul e da própria zona oeste. Uns já haviam participado de outras Bicicletadas ou Massas Críticas, outros nunca tinham participado, mas já tinham ouvido falar. Decidimos o trajeto e saímos do Largo do Pechincha em direção ao Anil, passando por locais onde haviam maior quantidade de pessoas (bares, lojas, etc.). Apesar de preferirmos passar por lugares mais movimentados (afinal, o objetivo é dar visibilidade aos ciclistas), também passamos por locais bem vazios – o que é um tanto inevitável aqui em Jpa.   

O fluxo de ciclistas na região  (sobretudo na avenida Geremário Dantas e estrada de Jacarepaguá) não são tão intensos. Ver um bando de mais de 20 ciclistas compartilhando a avenida em plena hora de rush (sim, o trânsito fica lento na Geremário até 20:30 ou mais) causou uma certa surpresa aos desavisados. Contudo, a recepção dos pedestres e dos motoristas foi bastante positiva. Os motoristas que tentavam “furar” a Bicicletada, quando abordados recebiam informativos, eram convidados a participar da próxima Bicicletada e compreendiam nosso propósito. Pedestres também recebiam panfletos, mas no geral a panfletagem foi bem tímida. As musiquinhas animaram e chamaram a atenção de pessoas que não estão muito acostumadas a ver esse tipo de coisa por aqui.

O que mais me impressionou naquela noite foi ver uma mulher parar o carro na av. Três Rios (no pézinho da Grajaú – Jacarepaguá) para saber mais sobre a Bicicletada. Dois participantes foram conversar com ela e disseram que ela gostou da iniciativa. Ela chegou a perguntar quanto custava para participar (rs). Como bem disse a Aline (que costuma frequentar a Bicicletada no Centro), a participação custa um sorriso. E pode chegar de cara emburrada, quando conseguir um sorriso no meio da Bicicletada você paga. Espero que ela apareça na próxima.

Após a Bicicletada, nos reunimos para trocar impressões sobre o evento. O saldo nos pareceu positivo: as reações de motoristas e pedestres que notamos foram bacanas e os marinheiros de primeira viagem gostaram e ficaram com vontade de participar das próximas bicicletadas.

Mais fotos minhas no Flickr.

Vídeos e fotos feitos pelo Ary.

Lembre-se: a Bicicletada zona oeste acontecerá toda 2º sexta-feira do mês com concentração às 19:00 no Largo do Pechincha, Jpa. No mês de junho será no dia 08. Participe! Venha de bicicleta, skate, pogobol, patinete, correndo ou com qualquer outro veículo movido a propulsão humana (você é o motor).  Não é preciso ser atleta ou ciclista profissional para participar, o ritmo é o do mais lento.

Para quem não sabe: Bicicletada (ou Massa Crítica) é um evento/movimento/”coincidência organizada” que ocorre mensalmente e é realizado por entusiastas de veículos movidos a propulsão humana que se reúnem para estimular/celebrar seus meios de locomoção e reivindicar seu espaço nas ruas. A Bicicletada não é ONG, não tem vínculos partidários, governamentais, religiosos ou quaisquer outros vínculos institucionais. Além disso, não possui líderes ou representantes, por isso as decisões de trajetos, formas de atuação e diálogo com as pessoas que observam a passagem da Bicicletada são tomadas coletivamente entre os participantes na concentração. O ritmo é o do mais lento, não é preciso ser atleta ou ciclista profissional.

Mais informações:

http://bicicletada.org/zonaoesterio

http://bicicletada.org/riodejaneiro

bicicletadariodejaneiro@googlegroups.com

https://www.facebook.com/BicicletadaRioDeJaneiro

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Pode falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: